Indonésia. Novo sismo registado nas imediações de Palu

O abalo teve uma magnitude de 5,1 graus e foi substancialmente mais brando do que aquele que afectou a cidade a 28 de Setembro. Palu foi devastada a 28 de Setembro por um sismo seguido de um maremoto. Os desastres naturais mataram 1944 pessoas e deixaram mais de cinco mil desaparecidos.

Um sismo de magnitude 5,1 ocorreu na segunda-feira nas proximidades da cidade indonésia de Palu, que tinha sofrido, a 28 de Setembro, um outro de magnitude 7,5 seguido de um maremoto que deixou mais de dois mil mortos e cinco mil desaparecidos.

Este abalo foi registado às 22:15 de Lisboa, a 13 quilómetros a leste de Palu, com o hipocentro situado a dez quilómetros de profundidade, informou a agência geológica norte-americana.

Pelo menos 1.944 pessoas foram encontradas sem vida na cidade de Palu e arredores, devastados no passado dia 28 por um terramoto de magnitude 7,5 na escala de Richter, seguido de um maremoto.

As autoridades disseram acreditar que possam estar desaparecidas cerca de cinco mil pessoas, presas nos escombros. No entanto, admitiram que a esperança de resgatar pessoas com vida é cada vez mais baixa.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, cerca de 200.000 pessoas precisam de assistência humanitária urgente, numa altura em que ainda há relatos de falta de comida e água potável.

A Indonésia situa-se no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande actividade sísmica e vulcânica onde, em cada ano, se registam cerca de sete mil sismos, a maioria dos quais moderados.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.