Mangkhut. Número de feridos sobe para as quatro dezenas

Os feridos têm idades compreendidas entre os dois e os 87 anos e foram assistidos no Hospital Kiang Wu, no Centro Hospitalar Conde de São Januário e em vários centros de saúde do território. Das quatro dezenas de casos, apenas um inspira cuidados acrescidos: um idoso sofreu uma fractura do fémur direito devido a uma queda.

O número de feridos subiu de 17 para 40 em resultado da passagem pelo território do tufão severo Mangkhut que atingiu este fim de semana o território, anunciaram esta segunda-feira em comunicado as autoridades.

O Centro Hospitalar Conde de São Januário, o Hospital Kiang Wu e os centros de saúde receberam um total de 40 feridos, 28 de sexo masculino e 12 de sexo feminino. As vítimas do tufão têm idades compreendidas entre os dois e os 87 anos. Entre os feridos, 32 são residentes locais, sete do interior da República Popular da China e um – uma mulher de 31 anos – é natural da Indonésia.

As vítimas apresentavam ferimentos que vão desde cortes a fracturas.

O ferido grave, de 87 anos, sofreu uma fractura do fémur direito devido a uma queda. Dez dos casos apresentaram um quadro clínico “moderado” e as outras 29 pessoas sofreram ferimentos ligeiros.

Um indivíduo encontra-se hospitalizado no Centro Hospitalar Conde de São Januário, quatro no Hospital Kiang Wu para observação e tratamento, sendo que os restantes feridos já tiveram alta hospitalar.

Durante a passagem do tufão Mangkhut, que obrigou à emissão do sinal 10 de tempestade tropical, o alerta máximo, a Direcção dos Serviços de Saúde mobilizou 580 profissionais que, durante 26 horas, providenciaram atendimento médico de emergência, prestação de cuidados normais de saúde – incluindo no Posto de Urgência das Ilhas – e internamento hospitalar.

À excepção do Centro de Saúde do Porto Interior e do Posto de Saúde para os Idosos na Rua de Ponte Negra, que estiveram encerrados, os demais centros e postos de saúde estiveram abertos para dar resposta às situações de emergência.

As autoridades de Macau suspenderam, por volta das 18 horas desta segunda-feira todos os sinais de alerta de tempestade tropical,numa altura em que o tufão Mangkhut se encontrava a cerca de 740 quilómetros do território.

No domingo, o sinal 10 de tempestade tropical, o máximo de uma escala com 1, 3, 8 e 9, esteve em vigor durante nove horas, o mais longo período registado desde 1968. As autoridades já tinham cancelado às 23:00 de domingo os alertas de “storm surge”.

No ano passado, o tufão Hato, apesar de se caracterizar pela mesma intensidade do Mangkhut, tinha feito dez mortos e 240 feridos em Macau.

Até às 18:00 locais, foram registados 573 incidentes em Macau, de acordo com o Centro de Operações da Protecção Civil. Em comunicado, o COPC indicou que a maioria dos casos diz respeito à queda de reclamos, toldos, janelas e outros objectos (255), danos em construção (61), queda de árvores (58), queda de andaimes (24), inundações (26), suspensão/queda de cabos de electricidade (20), deslizamento de terras (2), incidentes na via pública (6) e incidentes marítimos (2).

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.