Ewiniar suspende aulas do ensino infantil, primário e especial

A substitutição do sinal 1 pelo sinal 3, ao meio dia e meio, levou a Direcção dos Serviços de Educação e Juventude a suspender as aulas das turmas de ensino infantil, primário e especial durante o período da tarde. A decisão apanhou alguns pais e encarregados de educação de supresa. Alguns queixam-se esmo que o aviso foi feito tardiamente.

Chuva, vento de entre 41 e 62 quilómetros por hora e rajadas ocasionais da ordem dos 110 quilómetros horários. A Direcção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos içou ao início da tarde o sinal 3 de tempestade tropical, devido à aproximação do ciclone tropical Ewiniar.

A tempestade, que se encontra a pouco mais de duzentos e trinta quilómetros a sudoeste de Macau, dirige-se para a costa oeste da vizinha província continental de Cantão.

A substituição do sinal 1 pelo sinal 3 ao meio dia e meio levou a Direcção dos Serviços de Educação e Juventude a suspender as aulas dos ensinos infantil, primário e especial durante a parte da tarde. A suspensão das aulas, apesar de estar prevista nas disposições emitidas pelo Governo, apanhou alguns pais de surpresa: “Neste momento devia estar a trabalhar. É um tanto ou quanto estranho, o facto desta decisão ter sido tomada de forma repentina. Não estava preparado para isto”, admitiu um encarregado de educação, em declarações à TDM. “Quando aqui cheguei é que ouvi outros pais mencionar que as aulas tinham sido suspensas. Perguntei ao professor e foi ele que me disse que o sinal três tinha sido içado”, disse à televisão pública um outro encarregado de educação.

As aulas do ensino secundário mantiveram-se, como mandam as indicações da Direcção dos Serviços de Educação e Juventude. Para algumas escolas, a chuva e o mau tempo acabaram por criar problemas, dado que a aproximação ao território do primeiro tufão da temporada acabou por coincidir com a época de exames.

A Direcção dos Serviços de Educação e Juventude não foi o único departamento do Governo a emitir recomendações depois do sinal três ter sido içado. Também o Instituto de Acção Social emitiu uma nota de imprensa em que recomenda que as famílias mantenham crianças de tenra idade e idosos em casa. O organismo aconselha ainda a que os residentes com necessidades especiais prestem atenção à segurança se necessitarem de se deslocar.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.