Indonésia. Incêndio em poço de petróleo matou 15 pessoas

O incidente ocorreu no nordeste da província de Aceh, na ilha de Sumatra. Para além das quinze vítimas mortais , pelo menos quatro dezenas de pessoas foram hospitalizadas com ferimentos graves.

Pelo menos 15 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas esta quarta-feira na província indonésia de Aceh , depois de um poço ilegal de petróleo se ter incendiado. Um derrame de petróleo registado durante a última madrugada esteve na origem da deflagração, que ocorreu numa localidade da ponta norte da Ilha de Sumatra. Ao início da tarde de hoje os bombeiros continuam envolvidos no combate às chamas.

O número de mortos  subiu de 10 para 15, indicou um responsável local da agência de gestão de catástrofes: “As vítimas estavam a preparar-se para trabalhar no poço ilegal quando o combustível se incendiou, provocando uma explosão”, declarou por sua vez um porta-voz da Polícia Nacional da Indonésia, Setyo Wasisto.

Para além das vítimas mortais, 40 outras pessoas que ficaram “gravemente feridas” na ocorrência receberam assistência médica nos hospitais da região. As imagens divulgadas nas redes sociais mostram uma coluna gigantesca de chamas que se eleva do local do acidente, suplantando casas e palmeiras.

Para além dos Bombeiros, no combate às chamas está também envolvida a Pertamina. A companhia nacional de petróleo da indonésia enviou para o local equipamento direccionado para o combate a incidentes da índole.

As autoridades indonésias não sabem ao certo que quantidade de petróleo terá sido derramada, mas estima que o incêndio tenha sido provocado por um cigaro: “Há muita gente a fumar.  Havia uma série de gente a acotovelar-se para chegar ao petróleo. Havia muita gente concentrada na zona quando a deflagração teve início”, sublinhou Setyio Wasisto.

Na zona leste da província de Aceh é comum a existência de poços de petróleo que são explorados de forma ilegal. As autoridades indonésias estimam que em todo o arquipélago existam dezenas de milhar de poços do género, que são explorados sem que estratégias básicas de segurança sejam cumpridas.

 

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.