Governo assina protocolo sobre participação no projecto “Uma Faixa, Uma Rota”

Fernando Chui Sai On partiu este domingo para Pequim, onde vai marcar presença na sessão de abertura do plenário anual da ANP.

O Chefe do Executivo, Fernando Chui Sai, deverá assinar em Pequim o memorando de entendimento que deverá nortear a participação de Macau na iniciativa “Uma Faixa, uma Rota”. Chui Sai On partiu esta manhã para a capital chinesa para participara na sessão de abertura da reunião anual da Assembleia Nacional Popular.

Fernando Chui Sai On vai assinar esta semana, em Pequim, um acordo relativo à participação da Região Administrativa Especial na iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”.
Antes de partir para a capital chinesa, esta manhã, Chui Sai On prestou declarações aos jornalistas. O líder do Governo que o memorando, sobre “a participação e apoio de Macau à programação geral e à concretização do projecto “Uma Faixa, Uma Rota” vai ser assinado com a Comissão de Desenvolvimento e Reforma da República Popular da China.
O Chefe do Executivo assiste amanhã de manhã à cerimónia de abertura da primeira sessão da 13.ª Assembleia Popular Nacional (APN), certame que se realiza no Grande Palácio do Povo. Durante a estadia, Chui Sai On vai visitar vários departamentos do Governo central, incluindo a Comissão de Desenvolvimento e Reforma, o Ministério do Comércio e a Administração de Alimentos e Medicamentos chinesa, de acordo com uma nota de imprensa publicada pelo Gabinete de Comunicação Social.
Na visita que deverá efectuar ao Ministério do Comércio e à Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o Chefe do Executivo deverá encetar um diálogo sobre o plano concreto dos trabalhos inerentes à participação e apoio de Macau à iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”, indica o mesmo comunicado.
Na breve conversa que manteve com a imprensa, Chui Sai On lembrou também a participação de Macau na primeira Exposição Internacional de Importações da China, evento que decorre em Novembro, em Xangai. O certame só se realiza no final do ano, mas já constituída uma delegação do território, com representantes de serviços públicos, de associações de chineses ultramarinos e ainda empresários.
No início do mês passado, o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) anunciou que vai levar produtos dos países lusófonos à exposição, através de delegações de empresas de produtos alimentares de Macau e de agentes e distribuidores de alimentos dos países de língua portuguesa que operam no território.
A Direção dos Serviços de Turismo vai organizar também a participação de operadores turísticos locais: “Macau também quer usar esta exposição para demonstrar ao resto do mundo que, após a transferência de poderes, a Região tem obtido resultados frutíferos sob o apoio e empenho do Governo Central, aproveitando as vantagens do princípio ‘Um País, Dois Sistemas’ e do desenvolvimento socioeconómico”, pode ler-se numa comunicado.
Com a participação no certame, o Governo pretende “demonstrar que as máximas – ‘Centro Mundial de Turismo e Lazer’ e ‘Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa’ – funcionam com eficácia, servindo assim a exposição igualmente para o reforço da interação com os mercados da China interior e internacionais”, de acordo com a nota.
Anunciada pelo Presidente chinês, Xi Jinping, em Maio passado, durante o fórum “Uma Faixa, Uma Rota” para a cooperação internacional, a Exposição Internacional de Importações da China constitui uma medida de Pequim para apoiar a liberalização do comércio e a globalização económica, abrindo ainda mais o mercado chinês ao mundo.
Em relação ao desenvolvimento da indústria da Medicina Tradicional Chinesa em Macau e do Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação Guangdong-Macau, onde Portugal está representado, Chui Sai On afirmou esperar, na próxima fase de desenvolvimento do parque, conseguir obter “medidas benéficas e pioneiras para que a estrutura alcance melhores condições de desenvolvimento”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.