O melomys rubicola desapareceu e a culpa é do aquecimento global

A Austrália oficializou esta terça-feira a extinção de um roedor que tinha como habitat uma ilha Grande Barreira de Coral, naquela que terá sido a primeira extinção de uma mamífero causada por alterações climatéricas induzidas pela actividade humana.

Semelhante a um rato, o animal – conhecido na Austrália pela designação de Bramble Cay melomys – foi avistado pela última vez em 2007 e ao longo dos últimos 12 anos nenhum outro registo da sua actividade foi recolhido por zoólogos e cientistas. Investigadores da Universidade de Queensland determinaram que um factor decisivo no desaparecimento da espécie foi “quase certamente” a subida do nível do oceano e as inundações frequentes que afectaram, ao longo dos últimos anos, aquele que é o único habitat conhecido do animal. O melomys rubicola vivia numa pequena ilha de natureza coralina situado na parte norte da Grande Barreira de Coral.

Esta terça-feira, o Ministério do Ambiente da Austrália anunciou que transferiu oficialmente o animal para a lista das espécies extintas, uma declaração que era de resto aguardada. Uma equipa de investigadores completou em 2014 uma longa investigação que tinha por objectivo localizar exemplares da espécie, mas a iniciativa foi encerrada sem que os cientistas tivesse encontrado quaisquer indícios do animal.

Os dados relativos à subida do nível do Oceano e os eventos climatéricos registados na região do Estreito do Torres permitiram concluir “que as mudanças climáticas induzidas pelo Homem estão na origem do desaparecimento do Bramble Cay melomys”, um estudo publicado em 2016 sugere.

Considerado como a única espécie de mamífero endémica da Grande Barreira de Coral, o melomys rubicola foi identificado pela primeira vez em 1845 por Europeus que caçavam este “rato de tamanho descomunal” por desporto.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.