Serviços de Saúde confirmam segundo caso importado de dengue

A doença foi diagnosticada num homem de nacionalidade malaia que esteve no seu país de origem entre 28 de Janeiro e 13 de Janeiro, informou o organismo liderado por Lei Chin Ion em comunicado.

A Direcção dos Serviços de Saúde anunciou esta tarde a detecção de um segundo caso importado de febre de dengue, dois dias depois da doença ter sido diagnosticado no território pela primeira vez este ano.

Desta feita a vítima é uma trabalhador não residente, de nacionalidade malaia e 39 de idade. O homem, que vive em Coloane e trabalha nas imediações da Alameda Dr. Carlos Assumpção, deslocou-se ao seu país natal entre 28 de Janeiro e 13 de Fevereiro. Acometido de febre, o paciente procurou ajuda médica antes ainda de regressar ao território. Os sintomas febris desapareceram depois do homem regressar a Macau, mas no domingo o paciente dirigiu-se ao Hospital da Universidade de Ciência e Tecnologia, na Taipa, depois de lhe terem aparecido erupções cutâneas pelo corpo todo.

O homem foi submetido naquela unidade hospitalar a exames de sangue, que revelaram que o paciente contraiu febre de dengue de tipo II. Tendo em conta o historial de viagem, o período de aparecimento dos sintomas e os resultados laboratoriais, os Serviços de Saúde consideraram a ocorrência como o segundo caso importado de febre de dengue registado em Macau desde o início do ano.

Apesar do paciente ter contraído a doença na Malásia, os Serviços de Saúde vão proceder à eliminação dos mosquitos  nas áreas onde o cidadão malaio vive e trabalha. O organismo liderado por Lei Chin Ion apela ainda à população para cooperar “na adopção de medidas contra mosquitos”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.