Sotheby´s vai leiloar obras-primas do modernismo e do surrealismo

Fotografia: Esta Erdogdu/Pexels

A leiloeira Sotheby’s anunciou a venda, na próxima semana, de duas colecções avaliadas em mais de 50 milhões de euros. Uma é composta por obras modernistas, incluindo dois retratos de Modigliani. A outra reúne trabalhos surrealistas, incluindo obras de René Magritte, Salvador Dalí, Picabia, Man Ray e Joan Miró.

A casa de leilões Sotheby’s vai leiloar, a 24 de Outubro, dois grandes lotes de obras, compostos por pinturas de alguns dos mais conceituados pintores do século XX. Num comunicado, a leiloeira explica que esta é a terceira edição de uma série de vendas denominada “Modernidades e Surrealismo e o Seu Legado”.

O primeiro lote inclui obras quase nunca expostas dos pais do modernismo, Amedeo Modigliani e Alberto Giacometti, mas também de outros artistas internacionais do pós-guerra para os quais abriram caminho, como Alighiero Boetti, Lucio Fontana, Andy Warhol, Roy Liechtenstein e Joan Mitchell.

As obras mais emblemáticas serão dois retratos de Modigliani – Raymond’ e ‘Busto de Elvira’-  com um valor estimado entre 5,5 e 7,5 milhões de euros cada.

Paralelamente, serão leiloadas cinco obras inéditas dos sucessores de Dorothy Lichtenstein e de Roy Lichtenstein, além de outras de Andy Warhol e Joan Mitchell, incluindo um tríptico que não é visto publicamente desde 1975.

Paralelamente, o lote de obras surrealistas que será leiloado inclui  trabalhos de Salvador Dalí, Francis Picabia, Man Ray, Joan Miró, Hans Bellmer e Giorgio de Chirico, embora a obra-prima mais valiosa seja ‘La Magie Noire’, de René Magritte, com um valor estimado entre 4,5 e 6 milhões de euros.

Serão ainda leiloadas uma obra de Paul Delvaux, a mais importante entre as leiloadas em França, avaliada entre 2 e 3 milhões de euros, e um colar feito por Dalí para a sua das principal mecenas, a portuguesa São Schlumberger, com um preço estimado entre 300.000 e 500.000 euros.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.