FBI revê em baixa crescimento da economia de Macau

Fotografia: Expediente Photo

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu em baixa as projecção relativas ao crescimento económico de Macau para o presente ano. De acordo com a organização, a economia do território deve crescer 2,6 por cento em 2025, valor que fica aquém da estimativa de 3,6 por cento divulgada em Abril.

A projecção está também abaixo da mais recente estimativa da Associação Económica de Macau, que prevê um crescimento de 4,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) este ano. A economia de Macau registou um crescimento homólogo de 2,8 por cento no primeiro semestre deste ano.

Já em relação ao próximo ano, o FMI prevê que o PIB do território apresente um desempenho mais favorável, com um crescimento na ordem dos 2,8 por cento, de acordo com o Relatório de Perspectivas Económicas Mundiais divulgado este mês pela organização. No entanto, a estimativa também representa em recuo em relação às previsões anteriores, que davam conta de um crescimento na casa dos 3,5 por cento.

A inflação deverá manter-se abaixo de 1 por cento, com o índice de preços ao consumidor a subir apenas 0,5 por cento este ano, face ao 0,9 por cento mencionado no relatório emitido pelo FBI em Abril.

O organização prevê que o panorama na vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong seja ainda pior. A economia da antiga colónia britânica deverá crescer 2,4 por cento este ano, no que constitui uma melhoria face à anterior projecção, que dava conta de um crescimento da ordem de 1,5 por cento.

As perspetivas para a China continental também melhoraram, com o crescimento do PIB revisto de 4 para 4,8 por cento.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.