
O vulcão siciliano Etna, muito próximo da cidade portuária de Catânia, na costa leste de Itália, voltou a ser alvo de uma nova erupção nesta terça-feira, embora sem perigo, causando uma chuva de pequenas pedras vulcânicas e cinzas na cidade, cujo aeroporto foi encerrado.
O afundamento de uma parte da cratera na encosta sudeste do famoso vulcão causou um transbordamento e um deslizamento de lava ao longo do flanco ocidental que, no entanto, não colocou em risco as aldeias habitadas, situadas perto do vulcão, sublinhou um funcionário do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) em declarações à agência Agi: “Já vimos situações piores”, comentou Stefano Branca, director do INGV de Catânia. O responsável considera que o fenómeno que começou no final da tarde “não foi nada preocupante”.
Os bombeiros disseram num tweet ao início da tarde que, mesmo assim, estavam a monitorizar a evolução da situação em três pequenas cidades nos arredores do vulcão: Linguaglossa, Fornazzo e Milo.
As imagens da erupção ao final da tarde mostraram uma coluna impressionante de cinzas rosa no topo do cume coberto de neve do vulcão.
Ao anoitecer, a nuvem já se tinha dissipado, mas o Etna continuou a despejar fluxos de lava incandescente.
O Etna, com uma área de cerca de 1.250 km2, é o vulcão activo mais alto (3.324 m) da Europa, com erupções frequentes desde há cerca de 500.000 anos.
Leave a Reply