Covid-19 já matou quatro ministros no Zimbabwe

O número de ministros do Zimbabwe que morreu devido à pandemia de Covid-19 subiu  para quatro este fim-de-semana, três deles nas últimas duas semanas, informaram as autoridades deste país africano, que faz fronteira com Moçambique.

“A pandemia não faz distinção, não há espectadores nem juízes, ninguém está mais a salvo que outros, não há super-homens nem super-mulheres, estamos todos expostos”, disse o Presidente, Emmerson Mnangagwa, num discurso feito na televisão nacional, no qual anunciou a morte de um dos membros do seu Executivo.

Na semana passada, Mnangagwa presidiu ao funeral de outro ministro, que se seguiu ao ministro dos Negócios Estrangeiros e dos Transportes, numa “colheita sangrenta” que levou também vários membros do Parlamento e mostra a aceleração dos contágios neste país, segundo relata a Associated Press.

Os críticos do Governo acusam o Executivo de estar a usar a pandemia como arma, ao deterem vários deputados da oposição e outros críticos, obrigando-os a estar em cadeias sobrelotadas onde a doença é facilmente transmitida.

Os críticos acusam também o Executivo de negligenciar os hospitais públicos, onde muitos doentes com Covid-19 não conseguem ter acesso ao oxigénio necessário para sobreviver, enquanto a elite usa os hospitais privados ou voa para fora do país em busca de melhor tratamento médico.

O Zimbabwe, como muitas outras nações africanas, começou por ter números relativamente baixos de contágios mas está a registar uma aceleração significativa nas últimas semanas, havendo relatos que ligam este aumento ao regresso de muitos trabalhadores da África do Sul, de onde terão trazido a nova estirpe, mais contagiosa.

Os 15 milhões de zimbabweanos registaram um recorde de 31 mil casos, incluindo 974 mortes, no sábado, o que compara com os mais de 10 mil casos e 277 mortes registados no início de Dezembro.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.