Covid-19. Austrália isola 300 mil pessoas no norte de Melbourne

As autoridades australianas vão isolar cerca de 300 mil pessoas nos subúrbios situados a norte de Melbourne durante um mês. A ordem de confinamento é válida desde quarta-feira e tem por objectivo conter o risco de infecção pelo novo coronavírus após duas semanas em que o número de casos aumentou no segundo estado mais populoso do país.

A Austrália saiu-se bem melhor do que muitos países na forma como geriu a pandemia, com cerca de 7.830 casos e 104 mortes, mas o recente aumento alimentou o medo de uma segunda vaha de Covid-19, ecoando preocupações registadas noutros países.

Globalmente, os casos de infecção pelo novo coronavírus ultrapassaram 10 milhões no domingo, um marco importante na disseminação da infecção respiratória. A doença matou mais de meio milhão de pessoas em sete meses.

A partir da meia-noite, mais de 30 subúrbios da segunda maior cidade da Austrália regressarão ao nível três das restrições adoptadas para controlar a pandemia. Tal significa que os residentes ficarão confinados em casa e só podem sair para efectuar compras nos supermercado, para consultas médicas, trabalho, prestação de cuidados e exercícios.

As restrições serão acompanhadas pela realização de testes, que as autoridades esperam estender a metade da população da área afectada e para locais que demarcam o espaço de abrangência da cerca sanitária.

“Se puxarmos para o mesmo lado nas próximas quatro semanas, poderemos recuperar o controlo desta transmissão comunitária na região metropolitana de Melbourne”, defendeu o primeiro-ministro do Estado de Vitória, Daniel Andrews, em entrevista. “Em última análise, se eu não ordenasse o isolamento destes locais, todas as regiões seriam fechadas. É isso mesmo que queremos evitar.”

O pico de casos no Estádio de Vitória tem sido associado a funcionários de hotéis que hospedam viajantes que regressaram ao sul do país e que não seguiram rigorosamente os protocolos de quarentena. As autoridades estaduais anunciaram uma investigação sobre o assunto.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.