A Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano, abriu as suas portas ao public esta segunda-feira pela manhã, um símbolo do retorno à relativa normalidade em Itália, onde a flexibilização do confinamento entra agora na sua segunda fase.
Na presença de inúmeros polícias que usavam luvas e máscaras, um punhado de visitantes, seguindo as marcações no solo para respeitar uma distância mínima de 1,5 metros, entraram na basílica depois de medirem a temperatura e desinfectarem as mãos com álcool gel, de acordo com a AFP.
Sob a enorme cúpula da Basílica, os visitantes podiam ser contados pelos dedos de uma mão, alguns reunidos em oração de joelhos diante do túmulo do falecido Papa João Paulo II.
Em Itália (31.908 mortos, mais de 225 mil casos), a partir desta segunda-feira é permitido abrir quase todas as lojas, praias, restaurantes, cafés, esplanadas, hotéis, cabeleireiros e centros de beleza e livre circulação na região, sem limitações.
O Governo italiano chegou no fim de semana a acordo com as regiões para reabrir quase completamente as actividades comerciais no país e, agora, serão os presidentes regionais que decidirão e serão responsáveis pelas reaberturas.
Ginásios, centros desportivos e piscinas serão abertos a partir de 25 de Maio e teatros e cinemas a partir de 15 de Junho.
Até 2 de Junho de 2020, é proibido viajar com meios de transporte públicos e privados em uma região diferente da qual a pessoa reside, bem como ao estrangeiro, excepto por necessidades comprovadas de trabalho, de absoluta urgência ou por razões de saúde.
No momento, algumas regiões como a Lombardia, o Piemonte e Campânia atrasaram a abertura de restaurantes para permitir que os proprietários se ajustem às medidas necessárias.
Leave a Reply