Coronavírus na América do Sul. Brasil com diagnóstico positivo para homem que esteve em Itália

As autoridades brasileiras confirmaram esta terça-feira um diagnóstico positivo para o novo coronavírus. O primeiro paciente diagnosticado no Brasil com o Covid-19 é um homem de 61 anos que regressou a território brasileiro a 21 de Fevereiro, depois de ter estado durante duas semanas na região da Lombardia, no norte de Itália.

De acordo com a informação avançada pelo Ministério da Saúde brasileiro, o paciente permaneceu em Itália durante duas semanas, entre 9 e 21 de Fevereiro, país para onde viajou em trabalho. O homem esteve sob observação no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, mas foi enviado para casa, onde vai permanecer em quarentena durante catorze dias.

O paciente foi submetido a um teste de despistagem do novo coronavírus depois de ter manifestado alguns dos sintomas da doença, nomeadamente tosse seca, febre, dor de cabeça e irritação nas vias respiratórios. O estado de saúde do homem é estável e os sintomas que apresenta são ligeiros, adiantam as autoridades de saúde brasileiras.

Num comunicado de imprensa, o Hospital Albert Einstein adianta que vai continuar a monitorizar o estado de saúde do paciente, bem como das pessoas tiveram contacto com ele.

O resultado para a presença do novo coronavírus foi confirmado no exame específico de despistagem do coronavírus responsável pela SARS, o teste de detecção que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde. A OMS determina que para que os casos de infecção sejam mesmo comprovados é necessária a condução de uma contraprova que, no caso do Brasil, é conduzida pelo Instituto Adolfo Lutz. O paciente já terá sido submetido a esta segunda etapa e espera-se que os resultados definitivos sejam conhecidos esta quarta-feira.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.