A Direcção dos Serviços de Saúde anunciou esta quinta-feira que o Centro Hospitalar Conde de São Januário deu alta a mais um paciente contaminado com o coronavírus Covid-19, passando para sete o número de infectados que permanecem internados no hospital público do território.
À semelhança dos dois casos anteriores que receberam alta, trata-se de uma mulher, também de Wuhan, a cidade chinesa que está no epicentro do surto epidémico do Covid-19. A mulher – o quinto caso confirmado no território – deu entrada num hospital a 23 de Janeiro.
Na conferência de imprensa diária, as autoridades de saúde indicaram que nas últimas 24 horas foram testadas 387 amostras no Laboratório de Saúde Pública, um número que continua a crescer em relação a dias anteriores, uma vez que a despistagem tem sido alargada a grupos definidos como de maior risco.
No total, nas últimas semanas foram realizados 1.111 na RAEM. Dos 1.111 testes conduzidos já foram descartados 1.077 casos suspeitos. Vinte e quatro pessoas continuam a aguardar o resultado das análises, enquanto 27 já saíram do isolamento imposto pelas autoridades de saúde.
O número de mortos na República Popular da China devido ao coronavírus subiu para os 1367 casos. Só na província de Hubei, epicentro do surto, nas últimas 24 horas, morreram 242 pessoas e foram diagnosticados cerca de 15 mil novos casos.
O balanço ultrapassa o da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS, na sigla em inglês), que entre 2002 e 2003 causou a morte a 774 pessoas em todo o mundo, a maioria das quais no Continente, mas a taxa de mortalidade permanece inferior.
Leave a Reply