Cientistas europeus criam matriz para “pele electrónica”

Uma equipa internacional de investigadores criou o que pode ser visto como o precursor de uma “pele electrónica” com sensores magnéticos e circuitos orgânicos, uma matriz fina, flexível e robusta.

A investigação baseada em Dresden (Alemanha), Chemnitz (República Checa) e Osaka (Japão) foi esta semana divulgada na revista científica ScienceAdvances.

O investigador Oliver Schmidt, do Instituto Leibniz de pesquisa de materiais, afirmou que um dispositivo como o que criaram será uma característica indispensável em robots que precisam de flexibilidade para replicar acçõesde organismos vivos, em implantes ou próteses.

A parte original do projecto é que todos os componentes electrónicos se baseiam em transístores orgânicos extremamente finos integrados numa única matriz.

De acordo com os investigadores, conseguiu-se uma elevada sensibilidade magnética, resistência às deformações provocadas por dobras ou vincos: “O próximo passo será aumentar o número de sensores e expandir a pele electrónica para poder ser aplicada em superfícies maiores”, afirmou.

A pele humana permite interacções com o ambiente externo através de muitos receptores ligados ao sistema nervoso, uma arquitectura que os cientistas tentam reproduzir há muito tempo para aplicar em sistemas robóticos, que dependem de estímulos electrónicos e magnéticos para se posicionar e orientar no espaço.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.