Burundi. Presidente cessante vai receber moradia de luxo e meio milhão de euros

O Presidente cessante do Burundi, Pierre Nkurunziza, deverá receber uma moradia de luxo, um cheque de cerca de 500.000 euros e um salário vitalício após deixar a Presidência do país, em Maio de 2020.

De acordo com uma lei aprovada na terça-feira, citada na quarta-feira pela agência France-Presse, após o fim do seu mandato, Nkurunziza irá receber “uma moradia de luxo, construída com fundos públicos numa localidade à sua escolha, dentro de cinco anos, assim como de um subsídio único de mil milhões de francos do Burundi”, qualquer coisa 477 mil euros.

Estes valores representam uma fortuna para o Burundi, um país onde 75 por cento da população vive abaixo do limiar da pobreza.

Aprovado com 98 votos a favor e dois contra, esta norma faz uma distinção entre ex-Presidentes eleitos por sufrágio universal – como é o caso de Nkurunziza – e os que surgiram através de “convenções ou acordos [de paz]”, como Sylvestre Ntibantunganya (chefe de Estado entre 1994 e 1996) e Domitien Ndayizeye (Presidente entre 2003 e 2005): “Um Presidente que chegou ao poder por simples consenso de um grupo de políticos não tem a mesma consideração que um eleito democraticamente por sufrágio universal directo”, justificou a ministra da Justiça, Aimée-Laurentine Kanyana.

Da mesma forma, a lei aprovada impede que antigos presidentes que alcançaram o poder através de golpes de Estado – como Pierre Buyoya, chefe de Estado entre 1987 e 1993 e entre 1996 e 2003 – estejam abrangidos por estas bonificações.

Além da moradia de luxo e do subsídio avaliado em quase meio milhão de euros, os ex-presidentes eleitos porsufrágio por universal passam a receber um salário igual ao do vice-Presidente do país durante os primeiros sete anos após o término do mandato.

Findo este período, passarão a receber uma subvenção igual aos emolumentos de um deputado.

No poder desde 2005, o Presidente do Burundi, com 55 anos, surpreendeu os observadores ao anunciar, em Junho de 2018, que não iria concorrer a um novo mandato, ainda que as mais recentes alterações constitucionais, nesse mesmo ano, permitam que o faça.

O anúncio, em Abril de 2015, à candidatura para um terceiro mandato – que agora termina – mergulhou o Burundi numa grave crise política, com destaque para a violência que deixou 1.200 mortos e provocou mais de 400.000 deslocados entre Abril e Maio desse ano, segundo o Tribunal Penal Internacional.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.