Cientistas japoneses vão testar vacina contra o Ébola em humanos

Uma equipa de cientistas japoneses anunciou na sexta-feira que vai começar a testar em humanos uma nova vacina contra o vírus responsável pelo Ébola. A doença afecta actualmente a República Democrática do Congo, país onde já vitimou mais de dois milhares de pessoas.

A vacina, que tem por base uma forma inactiva do vírus, tem sido testada em animais no Instituto de Ciências Médicas da Universidade de Tóquio. A equipa responsável pela investigação espera conseguir “uma nova vacina segura e capaz de ser produzida eficazmente”, afirmou o especialista em doenças infecciosas Yoshihiro Kawaoka.

Cerca de 30 voluntários, homens e mulheres saudáveis, vão participar nos ensaios clínicos para a vacina contra o Ébola, que se transmite através do sangue e outros fluidos corporais e cujos sintomas são febre muito alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e de garganta e hemorragias.

Em média, o vírus é mortal para metade das pessoas infectadas, mas a taxa de mortalidade atinge por vezes 90 por cento, de acordo com dados  da Organização Mundial de Saúde.

A epidemia na República Democrática do Congo já matou 2.200 pessoas desde Agosto de 2018 e é a mais grave desde a que se verificou entre 2014 e 2016, que fez mais de 11.000 vítimas.

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.