Camberra pede explicações a Pequim por causa da detenção de Yang Henjun

A Austrália pediu explicações à República Popular da China sobre a detenção do escritor Yang Hengjun, romancista chinês naturalizado australiano. Um amigo da família relatou ameaças contra a sua mulher, que foi impedida de sair do Continente.

O antigo funcionário do Ministério Chinês dos Negócios Estrangeiros, de 53 anos, foi detido, em Janeiro passado, na cidade de Cantão, no sul da China, quando fazia escala a caminho da Austrália e encontra-se numa espécie de “prisão domiciliária”, sem que se saiba o local ou motivo da detenção.

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Marise Payne, disse esta segunda-feira que Camberra abordou o caso de Yang “regularmente” e pediu a Pequim que o tratasse de “forma justa, transparente e expedita”, e que explicasse a detenção, segundo um comunicado divulgado pela agência EFE.

A mulher de Yang, Yuan Xiaoliang, que tem residência permanente na Austrália, foi interrogada pelas autoridades chinesas, no domingo, quando se preparava para dar uma entrevista à emissora pública australiana ABC, que no final não foi realizada: “A polícia deixou bem claro que ela seria punida se falasse com a imprensa estrangeira”, disse Feng Chongyi, amigo do casal, à ABC.

Yuan tentou deixar a China na sexta-feira, mas as autoridades impediram-na de embarcar no avião para a Austrália, informou o canal: “O que eu temo é que eles possam usá-la para confessar algo contra o marido ou mantê-la como refém para influenciar o marido”, disse Feng à ABC.

Robert Stary, advogado do casal, instou o governo australiano a exigir a libertação imediata de Yang, já que não é um crime “exercer a liberdade de expressão ou defender os direitos democráticos”, como o seu cliente fez.

A China tem uma longa história de prisões de dissidentes, alguns deles a residir no exterior, para depois acusá-los de crimes como subversão.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.