Zimbabwe. Vender marfim para salvar elefantes

O Zimbabwe está a ponderar retirar-se do acordo que proíbe o comércio de espécies animais ameaçadas para vender a sua valiosa reserva de marfim. Harare justifica a decisão com o propósito de conseguir financiamento que permite a manutenção dos seus parques nacionais, informaram fontes próximas do Governo na terça-feira.

Mergulhado numa grave crise económica, o país acumulou ao longo das últimas três décadas reservas de marfim com um valor estimado em 300 milhões de dólares. Por ser signatário da convenção internacional CITES desde 1989, o Governo não pode vender os dentes de elefante.

“Defendemos que devemos ser autorizados a vender. Fizemos uma proposta conjunta ao CITES”, declarou à AFP Tinashe Farawo, porta-voz da autoridade zimbabwana responsável pela gestão dos parques nacionais e da vida selvagem.

Com o Botswana, a Zâmbia e a Namíbia, o Zimbabwe propôs colocar os elefantes na lista 2 do CITES, o que autorizaria a venda do marfim sob certas condições.

“As populações que vivem perto das reservas devem aproveitar a presença de elefantes, graças à venda do seu marfim”, estimou Farawo.

A última avaliação da União Internacional de Conservação da Natureza (UICN) em 2016 avançava com um número de menos de 415.000 elefantes africanos, uma queda de 110.000 em dez anos vinculada à caça ilegal motivada pelo marfim.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.