Washington lança plano para garantir abastecimento de minerais estratégicos

As autoridades de Washington divulgaram na passada terça-feira um plano para garantir o fornecimento de minerais estratégicos ao país, incluindo terras raras, indispensáveis ao fabrico de equipamentos electrónicos. A China ameaçou limitar o acesso às preciosas matérias-primas na sequência do agravamento do braço-de-ferro entre ambas os dois países.

“Estes minerais críticos são frequentemente ignorados, mas sem eles a vida moderna seria impossível”, afirmou o secretário norte-americano do Comércio, Wilbor Ross, citado pela agência France-Presse.

Wilbor Ross adiantou que o Governo norte-americano está “a tomar medidas sem precedentes para garantir que os Estados Unidos da América não sejam privados daqueles materiais vitais”.

O plano de acção identifica 35 elementos estratégicos, incluindo urânio, titânio e terras raras, e um conjunto de 17 metais essenciais às tecnologias de ponta, dos quais os Estados Unidos são especialmente dependentes de países terceiros.

A China assegura mais de 90 por cento da produção mundial deste conjunto de 17 metais, indispensáveis no fabrico de ‘smartphones’, ecrãs plasma, veículos eléctricos e armamento.

Em 30 de Maio, Pequim declarou que a guerra comercial bilateral iniciada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, com taxas alfandegárias punitivas e sanções contra empresas chinesas, é “terrorismo económico”.

Perante o ataque de Trump, responsáveis políticos chineses lançaram a ameaça de reduções nas exportações de terras raras para os Estados Unidos da América,  o que poderá vir a privar as empresas norte-americanas de um recurso essencial para as tecnologias de ponta.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.