O Governo do Japão anunciou na segunda-feira que o nome da era que se inicia com o reinado do imperador Naruhito será “Reiwa”, uma combinação de dois caracteres inspirados num clássico da poesia japonesa waka.
O termo é inspirado num dos principais cânticos da colecção “Manyoshu”, a mais completa manifestação de poesia genuinamente japonesa. Os poemas que integram a “Manyoshu” foram compiltados por volta do século VIII. A expressão “reiwa” foi escolhida entre cinco candidatos, explicou em conferência de imprensa o porta-voz do Governo japonês, Yoshihide Suga.
O vocábulo “reiwa” surge da combinação de dois caractéres que podem ser traduzidos como “bom” ou “ordem” e “harmonia”, explicou Suga. O porta-voz do Governo liderado por Shinzo Abe expressou o desejo de que o nome possa ser bem recebido pelo público e fique “profundamente enraizado” nas suas vidas.

A nova era vai começar a 1 de Maio, quando o príncipe herdeiro Naruhito, de 59 anos, assumir o papel de imperador após a abdicação, um dia antes, do seu pai Akihito. A decisão de abandonar o trono é a primeira tomada por um monarca japonês em mais de 200 anos.
O reinado do imperador Akihito, de 85 anos, teve início em Janeiro de 1989 e é designado de era “Heisei”, termo formado por dois caracteres que juntos poderiam ser traduzidos como “alcançar a paz”.
Os nomes das eras japonesas anteriores eram “Meiji” (governo esclarecido) de 1867, quando o imperador Mutsuhito ocupava o trono; “Taisho” (grande legitimidade), de 1912, a era do Imperador Yoshihito; e “Showa” (paz e harmonia) de 1926, a era do Imperador Hirohito.

Leave a Reply