Li Keqiang felicita novo primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe

Jorge Bom Jesus tomou posse na segunda-feira. O primeiro-ministro chinês felicitou o homólogo e manifestou interesse em continuar a trabalhar de perto com as autoridades do pequeno arquipélago equatoriano para implementar os trabalhos do Fórum de Cooperação China-África.

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, felicitou o novo chefe do Governo de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, que tomou posse na segunda-feira.

De acordo com uma nota partilhada no portal oficial do Governo chinês, Li Keqiang salientou, ainda no dia 3 de Dezembro, que as “relações diplomáticas entre os dois países têm visto um rápido desenvolvimento desde que foram retomadas”.

O primeiro-ministro da China mostrou interesse em continuar a trabalhar com São Tomé e Príncipe para implementar os trabalhos do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), que Pequim recebeu nos dias 3 e 4 de Setembro, de modo a que parceria entre os dois países cresça.

As relações diplomáticas entre os dois países foram reatadas em Dezembro de 2016, depois de São Tomé e Príncipe recuar no apoio a Taiwan.

Na altura, o executivo do então primeiro-ministro, Patrice Trovoada, justificou a decisão com “a defesa dos interesses genuínos de São Tomé e Príncipe e do seu povo”, e com “as tensões prevalecentes no plano internacional, a multipolarização dos centros de decisão, bem como da defesa cada vez mais aguerrida dos interesses nacionalistas (…) em detrimento do multilateralismo”. Pequim e Taipé afirmam que existe uma só China.

Pequim considera Taiwan uma província chinesa e defende a “reunificação pacífica”, mas ameaça “usar a força” caso a ilha declare independência.

Já Taiwan – a ilha onde se refugiou o antigo governo chinês depois de o Partido Comunista (PCC) tomar o poder no Continente, em 1949 –assume-se como República da China.

Quando São Tomé decidiu reconhecer Taiwan, a ilha era um dos quatro “tigres asiáticos”, ao lado da Coreia do Sul, Hong Kong e Singapura.

 

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.