Pequim critica imprensa ocidental pela cobertura da detenção de Meng Hongwei

Num editorial esta terça-feira publicado no jornal Global Times, a imprensa ocidental é acusada de falta de respeito pela campanha anti-corrupção impulsionada pelo Governo Central. Em causa está a cobertura que os jornais europeus e norte-americanos fizeram da detenção do antigo presidente da Interpol, Meng Hongwei.

Os órgãos de comunicação social da República Popular da China defenderam esta terça-feira a detenção do ex-presidente da Interpol, Meng Hongwei, acusado de ter recebido subornos, e acusam jornais ocidentais de falta de respeito pela luta anti-corrupção no país.

“As publicações ocidentais apressaram-se a falar deliberadamente sobre o ‘desaparecimento’ de Meng para atacar o sistema político chinês apesar de as autoridades terem difundido informações sobre a situação”, lê-se esta terça-feira no jornal oficial Global Times.

Meng, de 64 anos, era vice-ministro da Segurança Pública do governo de Pequim quando foi escolhido para presidente da Interpol em 2016 tendo “desaparecido” no passado dia 25 de Setembro após uma viagem em que teve como destino a China.

A família, que se encontra na cidade francesa de Lyon, onde está instalada a sede da Interpol, não foi informada da detenção e só ficou a saber o paradeiro de Meng após a difusão de um comunicado oficial na segunda-feira sobre a detenção e a acusação contra o ex-presidente do organismo internacional: “As críticas dos meios de comunicação ocidentais devem-se à falta de respeito pela lei chinesa e à falta de entendimento sobre a campanha anti-corrupção na China. Se o sistema legislativo chinês é diferente do sistema ocidental, os jornais consideram – com arrogância – que essas diferenças são falhas”, acrescenta o Global Times.

A família de Meng Hongwei tinha denunciado o desaparecimento do ex-presidente da Interpol logo depois do responsável ter viajado para a China, a 25 de Setembro.

No sábado, o secretário-geral da Interpol, o alemão Jurgen Stock pediu a Pequim para “clarificar a situação” do presidente da organização. Entretanto, no domingo a Interpol anunciava que tinha recebido a renúncia do presidente da organização “com efeito imediato”.

A mulher do ex-presidente da Interpol, Grace Meng, que tinha denunciado junto da polícia francesa o “desaparecimento preocupante” do marido disse durante o fim-de-semana aos jornalistas de Lyon, cidade francesa onde está instalada a sede da Interpor, que o marido se “encontrava em perigo”.

A Interpol, organização internacional de cooperação policial, é constituída por 192 países.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.