Interpol anuncia demissão de Meng Hongwei “com efeitos imediatos”

O até agora presidente da Organização Internacional de Polícia Criminal foi detido pelas autoridades chinesas, depois de ter regressado à República Popular da China a 25 de Setembro. Meng Hongwei é suspeito de ter “violado a lei”, ainda que Pequim não tenha ainda clarificado de que crimes o antigo dirigente é suspeito.

A organização policial internacional Interpol, com sede em Lyon, no leste da França, anunciou este domingo a demissão “com efeito imediato” do seu presidente, o chinês Meng Hongwei, considerado desaparecido desse há dez dias e que Pequim suspeita de ter “violado a lei”.

“Hoje, domingo, 7 de Outubro, o secretariado geral da Interpol em Lyon, em França, recebeu a demissão de Meng Hongwei, na qualidade de presidente da Interpol, com efeito imediato”, refere um comunicado divulgado no Twitter, algumas horas após a mulher do dirigente chinês ter afirmado perante os media em Lyon que o seu marido estava “em perigo” na China.

As autoridades de Pequim confirmaram durante a última noite a detenção de Meng Hongwei, por alegada e “grave violação da legislação estatal”, informou previamente o diário South China Morning Post.

Meng estava considerado desaparecido desde 25 de Setembro, quando viajou para a República Popular da China. Após vários dias de silêncio, a Comissão Nacional de Supervisão – o órgão anticorrupção chinês – informou num breve comunicado a detenção de Meng, que anteriormente ocupou a pasta de ministro-adjunto para a Segurança Pública do governo chinês antes de ser nomeado como dirigente máximo da Interpol em Novembro de 2016, recorda o South China Morning Post.

No comunicado oficial não são indicados os motivos da detenção de Meng, nem se teria infringido algumas das normas do Partido Comunista, forma verbal utilizada pela Comissão nacional de supervisão indicar os supostos casos de corrupção que submete a investigação.

De acordo com o South China Morning Post, em 30 de Setembro decorreu uma reunião de altos dirigentes do Partido Comunista chinês na qual o ministro da Segurança Pública, Zhao Kezhi, forneceu detalhes de uma conversa que manteve com Ding Xuexiang, chefe de gabinete do Presidente chinês Xi Jinping, e onde manifestou a urgência em reforçar a vigilância contra a corrupção.

Por sua vez, a mulher do presidente da Interpol disse acreditar que o seu marido estava “em perigo” e pediu à comunidade internacional que intervenha para clarificar o seu paradeiro.

Grace Meng promoveu uma conferência de imprensa num hotel de Lyon, em França, onde se encontra a sede da organização internacional de polícia, para explicar que recebeu duas inquietantes mensagens do seu marido em 25 de Setembro e desde então não tem notícias suas.

Na primeira mensagem, Meng pedia que “aguardasse a sua chamada”, e mais tarde chegou outra mensagem com uma imagem de uma faca que representa uma situação de perigo, de acordo com o diário local “Le Progrès”.

A mulher leu uma declaração em chinês e inglês onde também exorta a comunidade internacional a intervir no caso, para que seja desvendado o que aconteceu ao seu marido. O secretário-geral da Interpol, o alemão Jürgen Stock, pediu no fim-de-semana à República Popular da China que clarifique o paradeiro de Meng, que desapareceu pouco após chegar ao seu país.

Stock aguarda “uma resposta oficial das autoridades chinesas” que esclareça as preocupações que suscitou o desaparecimento de Meng, que segundo a imprensa do seu país estaria detido e sob investigação, uma informação que acabou por ser confirmada.

A procuradoria de Lyon abriu na sexta-feira uma investigação sobre o desaparecimento de Meng, que segundo diversos media de Hong Kong estaria a ser investigado como antigo responsável do governo chinês e poderá ter sido vítima de uma purga interna do regime.

Apesar de ser um cargo essencialmente honorífico, a designação de Meng foi muito criticada por organizações de defesa dos direitos humanos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.