Defesa português reforça Beijing Guoan

Fotografia: Ji Ying/Unsplash

O defesa-central português Guilherme Ramos, de 28 anos, é o mais recente reforço do Beijing Guoan, clube da Superliga Chinesa de Futebol que terminou a última edição da prova no quarto lugar. O negócio foi confirmado no último dia da janela de transferências de Inverno, no sábado, pautando o fim de uma passagem de dois anos e meio pelo Hamburgo, clube alemão que o defesa luso representava.

Nascido a 11 de Agosto de 1997 em Lisboa, Guilherme Ramos chegou ao Hamburger SV a custo zero em Julho de 2023, proveniente do Arminia Bielefeld. Ao longo das duas temporadas e meia em que permaneceu ao serviço do clube hanseático, o defesa português disputou 36 jogos oficiais em todas as competições. Ramos passou, porém, uma época emprestado ao CD Santa Clara, clube pelo qual actuou na pretérita temporada. Nos Açores, Ramos não se conseguiu afirmar, somando poucas aparições. Esta época, contribuiu com um golo na Taça da Alemanha, num empate tardio alcançado já no prolongamento frente ao FK Pirmasens.

Com o contrato a terminar em Junho de 2026 e considerado excedentário no plantel comandado por Merlin Polzin, o HSV optou por capitalizar a saída do jogador, com a venda à formação da capital chinesa. Pela transferência, o clube recebeu 100 mil euros.

Do lado chinês, o Beijing Guoan anunciou a contratação como reforço para a defesa, com Ramos a ter o dorsal número 5 à sua espera. Espera-se que o antigo internacional sub-21 português substitua ou complemente no eixo da defesa elementos como o camaronês Michael Ngadeu, ajudando a estabilizar a linha defensiva do clube de Pequim.

No comunicado de despedida do Hamburgo, Ramos expressou a sua gratidão ao clube alemão: “Foi uma grande honra representar um clube com tanta história como o HSV. Saio com memórias inesquecíveis, amizades para a vida e a certeza de que dei tudo em cada momento.” O clube, por sua vez, desejou-lhe sucesso no novo desafio e confirmou que a saída faz parte da estratégia, há anunciada, de redução do plantel.

A transferência representa uma mudança significativa na carreira de Ramos, que passou os últimos cinco anos na Alemanha, intermediados pela passagem pelo Santa Clara

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.