Parto “raro” de gorilas-gémeos registado no Congo

Fotografia: Luc Huyghebaert/Unsplash

Um par de gorilas-das-montanhas nasceu no Parque Nacional de Virunga, no leste da República Democrática do Congo, um local conhecido pela riqueza da sua biodiversidade. O parque continua, porém, ameaçado por conflitos regionais, informou a entidade responsável pela gestão da reserva esta quinta-feira, 8 de Janeiro.

O nascimento de gémeos em gorilas – e, em particular, em gorilas-das-montanhas, uma espécie ameaçada – é uma ocorrência considerada muito rara, já que os cientistas registam, em média, menos de um por cento de casos da índole.

No Parque de Virunga, um caso da índole já tinha sido reportado em 2020: “Os dois recém-nascidos são machos”, disse Méthode Uhoze, um dos encarregados do parque, que conversou com a Agência France Press por telefone. Em 2025, foram contabilizados outros oito nascimentos, de acordo com Bienvenu Bwende, responsável pela comunicação.

“Apesar dos desafios, a vida triunfa”, destacou o Instituto Congolês para a Conservação da Natureza (ICCN), que administra os parques nacionais do país, na quarta-feira, nas redes sociais.

A mensagem veio acompanhada de uma foto que mostrava uma gorila fêmea a segurar nos braços dois pequenos filhotes, dos quais só se distinguiam as mãos e as orelhas.

Uma equipe de rastreadores localizou os gémeos no sábado, de acordo com os responsáveis pelo parque. Foram implementadas de imediato medidas de vigilância e protecção para aumentar as suas hipóteses de sobrevivência.

O Parque de Virunga, a reserva natural mais antiga da África, inaugurada em 1925, está inscrita na lista do Património Mundial da UNESCO. Situada na fronteira com o Ruanda e com o Uganda, parte da reserva, que abrange 7.800 km², encontra-se no leste da República Democrática do Congo, controlado pelo grupo armado anti-governo M23.

O grupo de insurgentes apoderou-se de amplas zonas do território desde o seu ressurgimento no fim de 2021.

A violência intensificou-se há um ano e o M23, apoiado por Kigali e o seu exército, ampliou recentemente a sua influência territorial na região.

A população mundial de gorilas-das-montanhas é estimada em 1.063 espécimes que vivem em estado selvagem. Cerca de 350 gorilas viviam no Parque de Virunga em 2021, de acordo com os responsáveis pela área protegida.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.