
É uma das competições animais mais aguardadas dos Estados Unidos e culminou com o triunfo de Chunk, que foi coroado vencedor da Semana do Urso Gordo deste ano.
Chunk devorou milhares de quilos de salmão no Parque Nacional de Katmai, no Alasca, e arrecadou o estatuto de urso mais gordo do popular concurso. A competição, com um carácter informal, destaca a preparação dos robustos mamíferos para os meses de hibernação.
O urso – que obviamente não fazia ideia de que estava a competir – levou a melhor sobre uma adversária de peso: a bicampeã Grazer. Chunk negou à imponente fêmea uma oportunidade de conquistar o terceiro galardão consecutivo, um feito inédito do qual Grazer também não tinha consciência.
Centenas de milhares de pessoas de todo o mundo votaram no concurso depois de comparar o antes e o depois dos animais, fotografados pelas câmeras colocadas no Parque Nacional de Katmai pelos organizadores da competição.
O certame arrancou em 2014 com o propósito de chamar a atenção para a importância dos ursos-pardos e do seu hábitat natural, no Alasca, bem como para os riscos que enfrentam devido ao aumento da actividade humana.
Cerca de 2.000 ursos do parque começam a engordar no final do Verão e início do Outono boreal, graças a uma dieta de até 45 quilos de salmão por dia em preparação para cinco longos meses de hibernação.
Durantes este período de sono profundo, os animais raramente acordam para comer, beber ou fazer as suas necessidades. Na Primavera ressurgem famintos e muito mais magros.
Leave a Reply