Austrália. Mau tempo deixa 300 mil habitações sem energia eléctrica

Fotografia: Wes Warren/Unsplash

Mais de 300.000 casas ficaram sem electricidade devido ao mau tempo que se abateu sobre a costa leste da Austrália, onde uma pessoa morreu e dezenas de soldados ficaram feridos, disseram as autoridades australianos no domingo.

As fortes chuvas foram provocadas pelo ciclone tropical Alfred, que  fustigou durante dois dias a costa australiana antes de ser rebaixado para o estatuto de depressão tropical e atingir a costa na noite de sábado.

Ventos fortes e chuvas intensas derrubaram linhas de energia e geraram alertas de inundação ao longo de quatro centos quilómetros de costa no estado de Queensland e no nordeste de Nova Gales do Sul.

As empresas de energia disseram que cerca de 310 mil propriedades em Queensland e pelo menos 16 mil em Nova Gales do Sul ficaram sem energia no domingo: “Os clientes devem estar preparados para ficar sem energia por vários dias”, disse a Essential Energy, sediada em Queensland, num comunicado.

A empresa acrescentou que a maior dificuldade para restaurar a energia é a elevação do nível da água, a queda de árvores e os deslizamentos de terra que afectam o acesso por estrada às regiões afectados.

Um homem de 61 anos foi encontrado morto no sábado depois da furgoneta em que seguia ter sido arrastada quando passava por uma ponte no estado de Nova Gales do Sul.

Numa outra ocorrência, não relacionada, a polícia disse que 13 soldados ficaram feridos e foram transportados para o hospital quando dois camiões do exército capotaram durante uma operação de limpeza de estradas na cidade de Lismore.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.