
O número de mortos causados no Vietname pelo Tufão Bualoi subiu esta sexta-feira para 51, de acordo com o último balanço divulgado pelo Governo. O banco central do país insta os bancos a apoiarem, através da concessão de empréstimos, as empresas afectadas pelo mau tempo.
O Bualoi atingiu a região centro do Vientame na segunda-feira, com as áreas costeiras a serem afectadas por ondas gigantes, vento forte e chuvas torrenciais. A tempestade deixou ainda 14 desaparecidos e mais de 160 feridos, de acordo com o balanço divulgado esta manhã pela agência vietnamita de gestão de catástrofes.
A agência também elevou as estimativas relativos aos danos materiais causados pelo tufão e pelas suas inundações para 15,9 triliões de dongs, qualquer coisa como 603 milhões de dólares norte-americanos. A quantia representa um aumento significativo face aos pouco mais de 430 milhões de dólares que constavam de um balanço divulgado na quinta-feira.
O tufão danificou severamente estradas, escolas e escritórios, e provocou falhas na rede eléctrica que deixaram dezenas de milhares de famílias sem electricidade, de acordo com as autoridades vietnamitas.
Mais de 230 mil casas ficaram danificadas ou sofreram inundações e quase 89 mil hectares de arroz e outras plantações foram destruídos, de acordo com o mais recente balanço. Divulgado esta manhã, o relatório não menciona, porém, quaisquer danos significativos em propriedades industriais.
O Vietname é um polo industrial regional. Na trajectória do tufão ou nas suas proximidades estão propriedade da Foxconn, da Formosa Plastics, da Luxshare e da Vinfast.
Leave a Reply