Haiti. Incêndio destrói Igreja classificada como Património Mundial

A Igreja da Imaculada Conceição, em Milot, classificada como Património Mundial, foi destruída por um incêndio de grandes dimensões, de acordo com informações avançadas na segunda-feira pela autarquia do norte do Haiti.

 O fogo, de causas ainda desconhecidas, deflagrou durante a madrugada passada e destruiu por completo a cúpula da igreja, assim como a maior parte dos elementos do interior do templo de onde não se salvou “quase nada”, de acordo com o autarca Henri Claude Télémaque.

  A delegação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, em inglês) em Port-au-Prince, capital do país caribenho, já manifestou o seu pesar pela destruição do templo que figurava desde 1982 na lista de Património Mundial: “É um tesouro perdido para as gerações do presente e do futuro. Com mais de 200 anos de história, esta igreja continuará a ser uma fonte de inspiração insubstituível”, escreveu a representante da UNESCO no Haiti, Pilar Álvarez, numa mensagem divulgada na rede social Twiter.

O templo é um dos poucos espaços no Haiti com esta classificação da UNESCO.

 A cúpula da igreja católica da Imaculada Conceição de Milot foi construída entre 1810 e 1813 por ordem do rei Henrique I do Haiti. Era considerada um dos monumentos mais famosos do país e sofreu obras de restauro pela última vez em 2018, quando foi alvo de uma intervenção de emergência para tapar buracos de grande dimensão surgidos na cúpula.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.