Petrolífera chinesa retira trabalhadores do oeste do Iraque

A imprensa da República Popular da China noticiou esta quarta-feira que a petrolífera estatal China National Petroleum Corporation retirou cerca de 20 funcionários do campo de petróleo Qurna-1, no oeste no Iraque, face às crescentes tensões entre Washington e Teerão.

Nenhum detalhe foi revelado e os porta-vozes da empresa não teceram qualquer comentário. Mais de uma dúzia de mísseis iranianos foram lançados na quarta-feira de madrugada contra duas bases iraquianas, em Ain al-Assad e Arbil, que albergam tropas norte-americanas.

Esta acção foi assumida pelos Guardas da Revolução iranianos como uma “operação de vingança” pela morte do general Qassem Soleimani, comandante da força de elite Al-Quds, que morreu na sexta-feira num ataque aéreo em Bagdad, capital do Iraque, ordenado pelo Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump.

O Departamento de Defesa norte-americano confirmou que “mais de uma dúzia de mísseis” iranianos foram disparados contra as duas bases, mas não indicou se resultaram vítimas dos ataques.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.