Uma orca, que se desviou do oceano e começou a nadar no rio Sena, na França, em meados do mês, agora corre o risco de morrer, disse um investigador que tem vindo a monitorizar o mamífero.
“Ela está numa condição frágil e pode mesmo morrer. O seu estado de saúde é muito débil”, disse Gerard Mauger, vice-presidente do Grupo de Estudos de Cetáceos Cotentin (GECC), citado pelo canal televisivo France 3.
A baleia não consegue encontrar comida suficiente no rio e a água doce está a prejudicar cada vez mais a sua saúde: “É realmente complicado encontrar soluções para tentar fazê-la regressar à água salgada”, disse Mauger, acrescentando que ajudar o animal corre o risco de o stressar mais ainda.
A orca de 4 metros, um macho, foi vista pela primeira vez no Sena a 16 de Maio, entre o porto de Le Havre e a cidade de Honfleur, na Normandia, antes de viajar dezenas de quilómetros rio acima para chegar à cidade de Rouen.
Muriel Arnal, presidente da organização francesa de direitos dos animais One Voice, disse à Reuters que há a necessidade urgente de resgatar a baleia.
A activista também salientou que as orcas macho são muito apegadas à mãe e vivem perto da progenitora durante grande parte da vida.
“Temos que ser rápidos”, disse Arnal. A activista sugeriu que sejam usadas redes para conduzir a orca até ao mar, uma solução menos stressante para o animal do que copturá-lo e colocá-lo num barco.
Leave a Reply