A magia da Disney voltou a dar resultados nos Oscares, e “Encanto”, uma carta de amor à Colômbia, à sua cultura e às suas tradições ganhou o prémio de melhor filme de animação.
Encanto conta as aventuras da adolescente Mirabel Madrigal, nascida numa família que vive no coração das montanhas colombianas e cujos membros são dotados de poderes especiais.
O filme competiu com “Raya e o Último Dragão”, o documentário “Flee”, “Luca”, da Pixar, e “A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas”.
Ariana DeBose também se distinguiu na ceromónia dos Oscares, ao garantir o galardão de melhor actriz secundária, pela sua interpretação de “Anita”, uma imigrante de Porto Rico, na nova versão de Steven Spielberg de “West Side Story”.
“Imagine esta menina no banco de trás de um Ford Focus branco. Olhe para o fundo dos olhos dela, veja uma mulher de cor, abertamente queer e afro-latina que encontrou a sua vida e sua força na arte. Isto é o que acredito que celebramos aqui. Então, se alguém, alguma vez, questionar a sua identidade, garanto-lhe que há um lugar para nós”, disse Ariana ao receber o prémio.
A americana, de 33 anos, derrotou Jessie Buckley (“A Filha Perdida”), Judi Dench (“Belfast”), Kirsten Dunst (“O Poder do Cão”) e Aunjanue Ellis (“King Richard”).
Os prémio da Academia coroaram uma temporada de sonhos para Ariana, que também ganhou um prémio do Sindicato de Actores de Hollywood, um Bafta, um Critic Choice e um Globo de Ouro.
Leave a Reply