As Forças Armadas da Ucrânia calculam que mais de 11 mil soldados russos morreram desde o começo da ofensiva no país, no passado 24 de Fevereiro.
Segundo um relatório publicado pelo Estado Maior das Forças Armadas da Ucrânia no Facebook, os ucranianos destruíram também um total de 290 tanques inimigos, além de 46 aviões e 68 helicópteros.
Este balanço – que não é possível contrastar com uma fonte independente e que não menciona baixas nem perda de equipamento militar próprios – assegura que foram ainda neutralizados 999 sistemas de artilharia russa e 454 embarcações de diferentes tipos.
As Forças Armadas ucranianas explicaram neste balanço que o cálculo dos danos nas fileiras inimigas “está-se a complicar devido à alta intensidade das hostilidades”.
Apesar do relatório não incluir as perdas sofridas pelo Exército ucraniano, os Serviços Estatais de Emergências da Ucrânia informaram que só os falecidos civis são superiores a 2.000, mas não existe uma verificação independente deste dado.
O Gabinete das Nações Unidas para os Direitos Humanos assegurou este domingo que conseguiu verificar 1.123 vítimas civis, entre mortos e feridos, na guerra na Ucrânia, mas admitiu acreditar que os números reais sejam “consideravelmente mais altos, em particular no território controlado pelo Governo”.
Leave a Reply