O militante de Hong Kong Edward Leung Tin-kei, que luta pela independência da antiga colónia britânica e que foi um dos líderes das convulsões sociais que abalaram o território entre 2014 e 2019, foi libertado da prisão na quarta-feira, anunciaram as autoridades locais.
Edward Leung Tin-kei, de 30 anos, foi detido em 2018 por ter organizado uma manifestação dois anos antes. O militante foi o criador do lema “Libertem Hong Kong, a revolução dos nossos tempos”, lema que os manifestantes gritavam enquanto protestavam contra o autoritarismo chinês.
O pregão usado durante as enormes e por vezes violentas manifestações pró-democracia tornou-se crime em 2020, após a implementação de uma lei de segurança nacional imposta pelo Executivo chinês para impedir os protestos.
Esperava-se que Leung fosse libertado da prisão na quarta-feira, mas as autoridades confirmaram que o militante, nascido na cidade continental de Wuhan, deixou o local onde estava detido durante a madrugada.
Leung postou na sua página oficial às 5h45 de quarta-feira, horário local, que já se tinha reunido com a família: “Ao fim de quatro anos, quero passar tempo com a minha família e voltar à vida normal. Quero expressar minha gratidão genuína por tudo que vocês fizeram”, escreveu.
Leave a Reply