Um cidadão chinês declarou-se culpado de conspirar para roubar um segredo comercial da gigante do agronegócio norte-americana Monsanto, informou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América na quinta-feira.
Xiang Haitao, de 44 anos, trabalhou como cientista para a Monsanto e a sua subsidiária, The Climate Corporation, de 2008 a 2017, disse o departamento num comunicado.
Xiang declarou-se culpado no estado do Missouri, onde fica a sede da Monsanto, de uma acusação de conspiração para cometer espionagem económica em nome da República Popular da China, acrescentou.
De acordo com o Departamento de Justiça, Xiang roubou software patenteado desenvolvido pela Monsanto para ajudar os agricultores a melhorar o rendimento das colheitas: “Xiang admitiu que roubou um segredo comercial da Monsanto, transferiu-o para um cartão de memória e tentou trazê-lo para a República Popular da China para benefício do governo chinês”, afirmou o procurador-geral adjunto Matthew Olsen.
O suspeito enfrenta uma pena máxima de 15 anos de prisão e uma eventual multa no valor de cinco milhões de dólares.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês tinha dito em 2019, quando Xiang foi indiciado, que Washington estava a tentar usar o caso para apoiar as suas alegações de que a China rouba tecnologia de empresas americanas.
Leave a Reply