A Direcção dos Serviços de Saúde detectou no sábado passado um novo caso de infecção pelo novo coronavírus. Trata-se do 64.º paciente diagnosticado pelas autoridades de Macau com o SARS-Cov2 desde o início da pandemia, no final de 2019. O diagnóstico só hoje foi tornado público pelo Governo de Macau.
O 64o paciente é um residente de Macau de nacionalidade turca, de 31 anos. O homem regressou ao território, via Singapura, depois de ter estado no seu país Natal, adiantou o Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.
Macau é das poucas jurisdições que não registou qualquer morte decorrente de Covid-19, nem infecções entre os profissionais de saúde. A relativa eficácia no controlo da doença afastou justifica, em grande medida, a resistência da população do território às estratégias de vacinação. A vacina é gratuita e está disponível há mais de meio ano, mas pouco mais de metade da população completou o processo de imunização.
A resistência à vacina levou as autoridades a determinarem que os trabalhadores de Macau, nos sectores público ou privado, ficam obrigados a fazer um teste à Covid-19 a cada sete dias, caso não se tenham vacinado.
Leave a Reply