Macau recusa extensão do visto a representante de Taiwan

Fotografia: Tang Chi Lee/Unsplash

As autoridades de Macau recusaram a extensão do visto de permanência ao responsável pela representação comercial de Taiwan no território, adiantou na terça-feira o Governo formosino. Chen Jiahong, director interino do Gabinete Económico e Cultural de Taipé em Macau, regressou no domingo a Taipé.

A recusa do executivo liderado por Ho Iat Seng e o regresso de Chen a Taiwan ocorrem depois do antigo responsável se ter recusado a assinar uma declaração a reconhecer o princípio de “uma só China”, declaração que é vista por Pequim como uma garantia de que Taiwan é parte do seu território.

Chen regressou à Formosa no domingo, de acordo com informações divulgadas pelo Gabinete para os Assuntos da China Continental de Taiwan. No Gabinete Económico e Cultural de Taipé em Macau continuam a trabalhar quatro funcionários. A agência noticiosa de Taiwan, a China News Agency, informava na terça-feira que um dos funcionários tem um visto válido até Outubro do próximo ano, pelo que a representação de Taiwan no território deverá estar assegurada pelo menos até lá.

Os quatros funcionários vão continuar a gerir o escritório, mas, no futuro, não está excluído que a representação fique à responsabilidade de funcionários locais, salienta a mesma fonte.

O incidente ocorre depois de tanto Hong Kong, como Macau terem suspendido o funcionamento da sua representação em Taiwan, nos últimos dois meses.

A posição oficial das autoridades de Hong Kong e de Macau em relação a Taiwan não destoa em relação a Pequim: as autoridades chinesas vêm a ilha como uma província rebelde, cujo futuro passa pelo regresso à “mãe Pátria”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.