O quão eficazes são as vacinas chinesas contra a variante Delta?

Fotografia: Macau Photo Agency/Unsplash

São muitos os países – da própria China à Indonésia e ao Brasil, que dependem de vacinas chinesas para inocular as suas populações contra a Covid-19 – mas os especialistas questionam cada vez mais se as soluções desenvolvidas pelas farmacêuticas chinesas proporcionam protecção suficiente contra a variante Delta, identificada pela primeira vez na Índia.

A China não fornece resultados sobre a eficácia da vacina contra a variante com base em dados de testes clínicos de larga escala ou uso no mundo real, nem ofereceu informações detalhadas de testes de laboratório, mas os especialistas chineses estão a pedir às pessoas para se vacinarem o mais cedo possível.

A falta de dados detalhados sobre as vacinas chinesas contra a variante Delta prejudica qualquer análise de especialistas estrangeiros da comunidade científica.

Os investigadores comprovaram que as vacinas chinesas são eficazes na redução do risco de casos sintomáticos e graves causados pela variante Delta, disse Zhong Nanshan, epidemiologista que ajudou a delinear a reacção da China à Covid-19, em declarações aos jornalistas.

A declaração tem por base análises de infecções na cidade de Guangzhou, mas Zhong reconheceu, em declarações à agência Reuters, que os resultados são preliminares e que a amostragem é pequena.

Liu Peicheng, porta-voz da Sinovac, fabricante da vacina CoronaVac, amplamente usada no Brasil, disse à agência Reuters que resultados preliminares baseados em amostras de sangue de pessoas inoculadas mostraram uma redução de até três vezes na neutralização do efeito contra a variante Delta.

O responsável disse que uma vacina de reforço na esteira do regime de duas doses poderia provocar uma reação de anticorpos mais forte e mais duradoura contra a variante Delta mais rapidamente, mas não apresentou dados detalhados.

Os anticorpos desencadeados por duas vacinas chinesas são menos eficazes contra a variante Delta em comparação com outras variantes, disse Feng Zijian, antigo vice-director do Centro Chinês de Controlo e Prevenção de Doenças, à imprensa estatal na semana passada.

Feng não deu detalhes, não avançando sequer com o nome das duas vacinas.

As vacinas podem proteger mesmo assim, já que nenhum dos vacinados de Guangdong, província do sul onde os primeiros caso chineses da variante Delta foram encontrados, desenvolveram sintomas graves. Todos os casos graves são de pessoas não vacinadas.

Jin Dong-Yan, virologista da Universidade de Hong Kong, disse que só os comentários de Feng não bastam para sustentar a afirmação de que as vacinas da China são eficazes contra casos graves, já que mais dados são necessários.

A Indonésia, que testemunhou recentemente um crescimento recorde nos novos casos diários devido à variante Delta, teve centenas de profissionais de saúde infectados pela Covid-19, apesar de terem sido vacinados com a CoronaVac, disseram as autoridades. Não ficou claro, entretanto, se as infecções foram ou não pela variante Delta.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.