China deixa a sua marca em Marte

Fotografia: Nasa/Unsplash

Um passeio para a eternidade, uma “selfie” histórica com a bandeira chinesa ao fundo. As fotografias enviadas pelo robot Zhurong a partir de Marte encheram de orgulho a agência espacial do Continente. Trata-se das primeiras fotos a cores obtidas na superfície do planeta vermelho.

O Zhurong, um robot cujos painéis solares accionados como asas dão um semblante de aeronave, fotografou-se a si mesmo ao lado da sua plataforma de aterragem, graças a uma câmera amovível. Na plataforma de pouso é possível ver a bandeira da República Popular da China.

O robot chinês, que pesa 240 quilos, chegou a Marte em meados de Maio, após uma viagem de quase um ano. O Zhurong, baptizado com o nome do deus do fogo, segundo a mitologia chinesa, também fez fotografias das marcas de suas seis rodas no solo de Marte: “A pegada da China”, de acordo com a agência espacial chinesa.

O robot vai estudar o solo e a atmosfera do planeta vermelho numa missão de três meses.

A viagem do Zhurong é uma proeza para a República Popular da China, que se tornou o segundo país do mundo a alcançar a façanha, depois de o robot Perseverance, dos Estados Unidos, ter chegado em Fevereiro a Marte.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.