
A administração Nacional de saúde da China prepara-se para vacinar crianças a partir dos três anos de idade contra o novo coronavírus, o que deve fazer do país o primeiro do mundo a imunizar nesta faixa etária, anunciou um porta-voz do laboratório farmacêutico Sinovac.
O país, onde o primeiro surto de Covid-19 foi diagnosticado, já administrou quase 800 milhões de doses de vacinas, até agora apenas em pessoas com mais de 18 anos.
Pequim, que praticamente erradicou a epidemia no seu território desde Maio de 2020, espera poder vacinar pelo menos 70 por cento da sua população até ao final do ano, ou seja mais de mil milhões de pessas.
Um porta-voz do laboratório Sinovac, que produz uma das três vacinas autorizadas no país, afirmou à agência AFP que o imunizante Coronavac pode ser oferecido com segurança aos menores de idade: “Foi aprovado (o uso da) vacina da Sinovac nos últimos dias para a faixa de três aos 17 anos”, declarou, sem informar quando serão aplicadas as primeiras doses.
O laboratório concluiu os testes clínicos em crianças e adolescentes, cujos resultados devem ser publicados pela revista britânica The Lancet, acrescentou.
Além da Sinovac (duas doses), a China aprovou o uso dos produtos da Sinopharm (duas) e Cansino Biologics (uma).
Os fármacos da Sinovac e da Sinopharm receberam a aprovação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para administração em adultos.
Noutros continentes, a União Europeia (UE), o Reino Unido e os Estados Unidos aprovaram o uso da vacina da Pfizer/BioNTech a partir dos 12 anos.
Leave a Reply