Um edifício histórico situado no sítio arqueológico do Templo Mayor, na Cidade do México, sofreu pequenos danos depois de um telhado ter desabado na quarta-feira, na sequência de uma tempestade de granizo, informou o governo mexicano esta semana.
Numa avaliação preliminar, o Ministério da Cultura detalhou que a chamada Casa de las Águilas, o local mais sagrado para os antigos mexicanos, sofreu danos nas estruturas do telhado e no muro que rodeia o edifício.
No entanto, “os efeitos nas estruturas pré-hispânicas são menores, recuperáveis e restauráveis, e os especialistas vão cuidar disso”, disse a agência oficial num comunicado.
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que o Ministério da Cultura e o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) já estão a trabalhar nas avaliações correspondentes e estima que a cobertura metálica deva ser substituída: “Desde a noite passada eles estão a trabalhar para ver se houve danos aos templos (…) O mais certo é terem que colocar outro telhado”, disse o presidente na sua habitual conferência matinal.
Na noite de quarta-feira, uma chuva acompanhada de granizo foi registada em parte da capital mexicana, causando pequenos danos e cobrindo as ruas de branco. Durante o incidente, um oficial de segurança ficou ferido, mas está fora de perigo.
A zona arqueológica foi reaberta na terça-feira, após ter estado fechada durante meses devido à pandemia de Covid-19.
O Templo Mayor, que também possui um Museu do Sítio, foi descoberto no século XX e arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História mantêm trabalhos permanentes.
As investigações arqueológicas mais recentes mostram pelo menos sete estágios de construção.
Segundo a lenda asteca, o Templo Mayor foi construído no local onde os mexicas, vindos de Aztlán, encontraram o cacto sagrado sobre o qual uma águia pousou com as asas estendidas ao sol, imagem personificada na bandeira mexicana.
Leave a Reply