Índia. Stalin perto da vitória em Tamil Nadu

Um político indiano, que recebeu dos seus pais o nome do ditador soviético Josef Stalin, está muito perto de vencer as eleições regionais num estado do sul da Índia.

As sondagens à boca de urna dão a entender que o partido de M.K. Stalin, o Dravida Munnetra Kazhagam (DMK), ganhou as eleições por uma ampla maioria no estado de Tamil Nadu

O pai de M.K. Stalin, um homem de esquerda que foi quatro vezes ministro-chefe de Estado, pôs esse nome ao seu filho em homenagem ao líder comunista.

Nascido dias antes de o líder soviético Stalin morrer, em 1953, o Stalin indiano – um democrata convicto – admitiu numa entrevista ao jornal Times of India, em 2019, que o nome lhe causou alguns embaraços na Rússia.

“Quando aterrei num aeroporto russo, perguntaram-me o nome. Quando eu disse ‘Stalin’, muita gente ficou a olhar para mim”, contou.

“E, quando estavam a verificar o meu passaporte, os responsáveis da alfândega fizeram-me várias perguntas antes de me deixarem entrar”, relatou, referindo-se a uma viagem eefectuada em1989.

Os resultados das eleições em Tamil Nadu devem ser anunciados no domingo, junto com alguns de outros estados do país, como Kerala, Assam, ou Bengala ocidental.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.