Nova Zelândia suspende voos oriundos da Índia

A Nova Zelândia suspendeu durante um período de duas semanas os voos procedentes da Índia após a detecção de um caso local de Covid-19 em Auckland, dois dias depois de anunciar o regresso das viagens com a Austrália sem que seja necessária quarentena.

A primeira-ministra Jacinda Ardern anunciou a suspensão imediata dos voos procedentes da Índia – de 11 a 28 de Abril -, de onde chegaram a maioria dos portadores do vírus nas últimas semanas.

O governo não tomou até ao momento nenhuma medida de confinamento nem suspendeu a decisão de criar uma “bolha” de livre circulação com a Austrália a partir de 19 de Abril.

A pessoa infectada localmente é um guarda de segurança que trabalha num hotel onde os neozelandeses permanecem em quarentena depois de regressarem do exterior.

A decisão de restabelecer os voos com a Austrália foi adoptada mais de um ano depois do encerramento das fronteiras da Nova Zelândia para enfrentar a pandemia, e seis meses depois de os australianos permitiram as viagens de neozelandeses para certos estados sem a necessidade de respeitar uma quarentena.

A Nova Zelândia e a Austrália conseguiram conter em grande medida a pandemia, registando poucos focos de contágio que foram controlados rapidamente com confinamentos locais.

Mas o governo neozelandês indicou que se o país registar um determinado número de casos a “bolha” pode ser suspensa.

A Nova Zelândia tem atualmente 95 casos activos de Covid-19.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.