Portugal. Especialistas pedem reabertura das escolas a 1 de Março

Fotografia: Martin Kallur/Unsplash

Uma centena de epidemiólogos, pedagogos e investigadores portugueses pediram ao Governo de António Costa e ao presidente Marcelo Rebelo de Sousa que as escolas reabram em Março, ainda que o Executivo deva prolongar o confinamento actualmente em vigor.

A carta, tornada pública nas últimas horas, pede que a reabertura das escolas, que encerram no passado 22 de janeiro, comece pelas creches e pelo ensino pré-escolar, abrangendo depois os restantes alunos de forma progressiva.

Os especialistas que assinaram a carta argumentam que escolher entre saúde e educação “é um falso dilema” e que estudos em vários países mostram “o aumento de problemas psicológicos e psiquiátricos de crianças e jovens associados ao confinamento e encerramento de escolas”.

A missiva foi tornada pública dias depois de o Governo admitir que o eventual futuro desconfinamento irá começar com as escolas, embora, dado que a abertura geral não tem data, não haja estimativa de quando os alunos poderão regressar às aulas.

Portugal encontra-se até pelo menos 1 de Março, em estado de emergência – o mais alto nível de alerta – e em confinamento para controlar a terceira vaga do coronavírus, particularmente devastadora em Janeiro.

O número de infecções e mortes já estabilizou, com 549 contágios e 61 mortes relatadas na segunda-feira. Além disso, o número de pacientes com Covid hospitalizados em enfermaria e cuidados intensivos tem vindo a cair sustentadamente nas últimas semanas, encontrando-se na segunda-feira em 3.322 e 627 pessoas, respectivamente.

Mas o Governo procura uma maior descida desses dados para poder desconfinar, pelo que se espera que esta semana seja proposta e aprovada uma nova extensão do estado de emergência até meados de Março, que será acompanhada por outra extensão do confinamento, que teve início a 15 de Janeiro.

Portugal tem 798.074 casos de Covid-19 e 16.023 mortes desde o início da pandemia.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.