Tango. Centenário de Astor Piazzolla assinalado em Macau

Os cem anos do nascimento do compositor argentino Astor Piazzolla vão ser assinalados em Macau a 6 de Março,  com um concerto no Teatro Dom Pedro V.

Da responsabilidade da Orquestra de Macau, o espectáculo “Lendas do Tango – Homenagem a Piazzolla” é uma das várias iniciativas a que a Orquestra vai dar corpo durante o próximo mês.

A homenagem a Astor Piazzolla devia trazer a Macau vários convidados estrangeiros, mas as restrições que ainda vigoram devido à pandemia de Covid-19 obrigaram a Orquestra de Macau a alterar o programa original do espectáculo.

A Orquestra de Macau vai apresentar algumas das obras mais famosas do compositor que ajudou a internacionalizar e a imortalizar o tango. No alinhamento do espectáculo, agendado para as 20 horas de 6 de Março, estão composições como “Libertango”“Os Esquecidos” ou “As Quatro Estações de Buenos Aires” de Piazzolla, mas também obras como “Tango Clandestino” de Goran Bregovic e “Por uma Cabeça”, do também argentino Carlos Gardel.

A Orquestra de Macau justifica a homenagem a Piazzolla com a importância fulcral que o argentino teve em impulsionar “a música de tango para o cenário internacional”.

O concerto “Lendas do Tango – Homenagem a Piazzolla” tem uma duração de aproximadamente uma hora e os bilhetes – com um custo de 100 e de 120 patacas – foram esta sexta-feira colocados à venda.

Março cheio de música

A homenagem a Astor Piazzolla é o primeiro de quatro concertos a que a Orquestra de Macau vai dar corpo durante o mês de Março. Os restantes espectáculos realizam-se sempre ao sábado e têm diferentes espaços de Macau como palco. O concerto “Música no Património Mundial – Uma Jornada Musical” terá lugar na Casa Garden a 13 de Março, pelas 14:30 horas e será repetido às 17:00 horas, permitindo que os aficionados de música recordem obras oriundas de vários países europeus. A duração de cada uma das intervenções é de aproximadamente 30 minutos.

Já o concerto “O Futuro da Música Clássica” está agendado para a Aula Magna da da Universidade de Macau e decorre a 20 de Março, pelas 20:00 horas, proporcionando aos jovens estudantes de música do território uma plataforma para que possam a dar a conhecer o seu talento. Com uma duração de cerca de uma hora, o espectáculo será dirigido pelo maestro-assistente da Orquestra de Macau, Francis Kan.

Originalmente previsto para o mês de Janeiro, o concerto “Quando a Música Fala – Descubra Mozart” realizar-se-á a 27 de Março, pelas 20:00 horas no Grande Auditório do Centro Cultural de Macau, sendo que o maestro e o repertório se mantêm inalterados

A entrada para os concertos “Música no Património Mundial – Uma Jornada Musical” e “O Futuro da Música Clássica” efectua-se mediante a apresentação de bilhetes gratuitos. Os bilhetes podem ser solicitados a partir das 12:00 horas do dia 26 de Fevereiro, através do portal electrónico da Orquestra da Macau.

Gratuita é também a entrada para o concerto “Quando a Música Fala – Descubra Mozart”, mas os entusiastas da música que já se inscreveram terão prioridade para, entre os dias 20 e 25 de Fevereiro, reservar os seus bilhetes. Os restantes ingressos estão à disposição do público para reserva a partir das 12:00 horas do dia 26 de Fevereiro.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.