O Japão confirmou que começará na quarta-feira a administrar vacinas contra a Covid-19, inicialmente reservadas a um número reduzido de profissionais do sector da saúde, enquanto o resto da população terá que esperar semanas ou inclusive meses, até às vésperas dos Jogos Olímpicos.
As primeiras doses serão administradas em cerca de 40.000 profissionais do sector da saúde, disse o ministro encarregado de supervisionar a campanha, Taro Kono.
A vacinação será alargada posteriormente para abranger outros profissionais da saúde e depois estender-se-á aos idosos a partir de Abril, confirmou o ministro: “Gostaria que muitas pessoas fossem vacinadas assim que tivermos uma compreensão exacta dos benefícios e dos riscos”, acrescentou Kono, sem estabelecer uma data para a vacinação do resto da população.
O responsável adianta que o público japonês se pode informar sobre a eficácia e os efeitos colaterais das vacinas no site e na conta do Twitter do gabinete do primeiro-ministro e pelos meios de comunicação.
A cinco meses do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, sobre os quais há dúvidas relacionadas à possibilidade de os organizar de forma segura, o ministro afirmou “não levar o evento em consideração” para determinar o ritmo da campanha.
No domingo, o Japão deu sinal verde para uma primeira vacina, a desenvolvida pela Pfizer, depois dos ensaios clínicos nacionais exigidos pelas autoridades de saúde locais.
O país também assinou acordos com as empresas AstraZeneca e Moderna para obter doses suficientes para os seus 126 milhões de habitantes.
Leave a Reply