Portugal blinda-se perante a maior incidência mundial de Covid-19

Portugal decidiu aumentar o controlo das suas fronteiras terrestres, já que é o país com maior incidência do mundo em número de mortes e contágios por milhão de habitantes, enquanto continuam a ver-se filas de ambulâncias com doentes Covid à espera na entrada das urgências dos hospitais.

Nas últimas horas podiam-se ver mais de trinta ambulâncias em fila no Hospital Santa Maria para que os pacientes que transportassem pudessem ser atendidos.

Perante esta situação, as autoridades de saúde solicitaram que as equipas de emergência e da protecção civil façam um exame prévio aos pacientes, na própria ambulância, para que os menos graves sejam levados a diferentes centros da capital.

Para tentar travar o avanço do vírus, o Governo português aprovou a renovação do estado de emergência durante mais quinze dias, que vai entrar em vigor a partir do próximo domingo.

Além de manter o confinamento, os residentes no país terão limitações na passagem de fronteira terrestre, à qual voltam os controlos, embora a fronteira não será fechada.

Os responsáveis dos hospitais do país aumentam quase diariamente camas para acolher doentes com Covid, embora a maior complicação esteja na falta de mão de obra, já que são necessários mais profissionais de saúde.

Segundo informou à agência Efe o Ministério da Saúde de Portugal, 23.768 trabalhadores de saúde foram contagiados ao longo da pandemia, 12.164 dos quais já recuperaram.

Além disso, o Governo anunciou que, com a impossibilidade dos alunos regressarem ao ensino presencial, as aulas “online” vão ser retomadas a partir de 8 de Fevereiro.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.