Nevão matou três pessoas em Espanha

Pelo menos três pessoas morreram devido ao forte nevão que atinge a Espanha e que paralisou Madrid e uma parte do país, anunciou neste sábado o ministro do Interior espanhol.

“Embora, apesar das condições climáticas extremamente difíceis, o número de incidentes seja relativamente limitado, temos três mortes para lamentar”, disse Fernando Grande-Marlaska em conferência de imprensa. “Enfrentamos a tempestade mais intensa dos últimos 59 anos”, acrescentou o ministro.

Centenas de motoristas continuam presos nos seus veículos, o aeroporto de Madrid continua encerraado e esquiadores e trenós eram hoje vistos nas ruas, enquanto as autoridades temem que o pior ainda esteja para vir devido à neve que continua a cair: “Evitem deslocamentos e respeitem as instrucções dos serviços de emergência. Estejam vigilantes diante da tempestade Filomena”, tweetou esta manhã o primeiro-ministro Pedro Sanchez, elogiando o trabalho dos “profissionais que procuram ajudar as pessoas retidas na neve”.

Em Madrid, coberta por uma camada de neve inédita em meio século, os moradores tiraram dos armários os seus esquis ou mesmo um trenó puxado por cinco cães, segundo imagens da AFP ou postadas nas redes sociais.

Devido a este nevão histórico, a mais forte desde 1971 na Espanha, cinco regiões do centro do país, incluindo Madrid, foram colocadas em alerta vermelho na manhã deste sábado.

Na capital, “a situação é gravíssima”, alertou o autarca José Luis Martinez-Almeida no Twitter, pedindo aos moradores que não saiam de casa, pois a neve não parou de cair desde sexta-feira à noite.

Os parques foram encerrados, enquanto que os autocarros públicos e a recolha de lixo foram suspensos.

As autoridades de Madrid também decidiram pelo encerramento das escolas na segunda e terça-feira.

O Aeroporto Internacional Madrid-Barajas, encerrado desde a noite de sexta-feira, continuará paralisado este sábado por “razões de segurança”, enquanto cerca de trinta voos já foram cancelados na sexta e quase o mesmo número precisou de pousar em outro lugar.

Ao chegar ao aeroporto na sexta-feira às 17h, Covadonga Solares, de 24 anos, disse à AFPTV que chegou a embarcar num avião, mas esperou “durante 3h30 sem informação” enquanto aguardava que a pista fosse limpa por causa da neve.

A jovem e todos os outros passageiros do voo foram finalmente transportados de volta para o aeroporto, onde dormiram “nas esteiras e balcões” do terminal.

Partidas adiadas

A partida de futebol entre o Atlético de Madrid e o Bilbao foi adiada indefinidamente, pois o avião que transportava o time basco não conseguiu aterrar. A partida de handebol entre Espanha e Croácia marcada para sábado às 18h em Madrid também foi cancelada, informou a federação espanhola.

“Perante a situação provocada pela tempestade Filomena”, todos os comboios que chegavam ou saíam de Madrid foram cancelados, disse a empresa ferroviária nacional Renfe, enquanto pelo menos duas linhas de metropolitano viram o seu tráfego ser interrompido na capital.

Os serviços de emergência na região de Madrid disseram que “trabalharam a noite toda para ajudar” motoristas presos e “liberaram 1.000 veículos”, pedindo a outros que “continuem pacientes”.

Além de Madrid, Aragão, a região de Valência e a de Castela-La Mancha e Catalunha são as áreas mais afectadas por esta tempestade devido à interacção entre um fluxo de ar muito húmido e relativamente ameno vindo do sudeste e uma massa de ar muito fria.

No total, 36 das 50 províncias da Espanha são afectadas por alertas de diferentes níveis. A Catalunha proibiu a circulação de veículos pesados de mercadorias, assim como Castela-La Mancha, que indicou ainda que 1.300 camiões estão estacionados em várias áreas da região.Patricia Manzanares, uma motorista, contou à televisão nacional que ficou presa durante 15 horas sem comida na rodovia M-40, na região de Madrid: “Estou aqui desde 19h da noite passada, somos muitos nesta mesma situação, há 60 centímetoes de neve e em breve ficaremos sem gasolina para accionar o aquecimento do carro”, disse a profissional do volante.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.